PROGRAMA GESTAR II 5ª a 8ª SÉRIE
RELATÓRIO DE MONITORAMENTO
FORMADOR(A) ANIMÉRCIA CORDEIRO DE SOUSA
1º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA: 28 E 29/04/09
Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 05
REDENÇÃO DO GURGUÉIA – 06
CRISTINO CASTRO – 04 (MUNICÍPIO – 07)
PALMEIRA – 02
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO Apresentação do programa
Leitura resumida do guia geral
TP3 (Teoria e prática 3 – Gêneros e Tipos Textuais)
• Unidade 9 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado – teoria
Seção 1: O conhecimento intuitivo dos gêneros
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO • Unidade 9 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
Seção 2: Gêneros textuais e competências sociocomunicativa
2º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA: 12 e 20/05/09
Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 06
REDENÇÃO DO GURGUÉIA – 06
CRISTINO CASTRO – 06 (MUNICÍPIO – 08)
PALMEIRA – 03
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO • Unidade 9 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado – teoria
Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa
Seção 3: classificando gêneros textuais
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO • Unidade 9 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado – prática
Seção 1: O conhecimento intuitivo dos gêneros
Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa
Seção 3: classificando gêneros textuais
3º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA: 26 e 27/05/09
Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 07
REDENÇÃO DO GURGUÉIA – 06
CRISTINO CASTRO – 08 (MUNICÍPIO – 08)
PALMEIRA – 03
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO • Unidade 9 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado – prática
Seção 1: O conhecimento intuitivo dos gêneros
Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa
Seção 3: classificando gêneros textuais
MATERIAL DISTRIBUIDO Papel madeira, pincel, tesoura, figuras, régua
Confecção de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula – baseadas na proposta do GESTAR II Língua Portuguesa – TP3 ((Gêneros e Tipos Textuais)
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO Trabalhando com gêneros textuais
Seção 1: Gênero literário e não-literário
Seção 2: O gênero poético
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel.
4º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA: 09 e 10/06/09
Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 07
REDENÇÃO DO GURGUÉIA – 06
CRISTINO CASTRO – 04 (MUNICÍPIO – 07)
PALMEIRA – 02
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO Vídeo de boas vindas: Tocando em frente
• Socialização do 2º encontro em Teresina
• Projeto – os grupos começaram a elaborar o projeto
• Explanação sobre confecção do portfólio
• Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais
Seção 2: O gênero poético
Vídeo de encerramento: Cordelistas do GESTAR II – etapa I
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais
Seção 1: Gênero literário e não-literário
Seção 2: O gênero poético
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel.
5º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA: 23 e 24/06/09
Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 07
REDENÇÃO DO GURGUÉIA – 06
CRISTINO CASTRO – 04 (MUNICÍPIO – 07)
PALMEIRA – 02
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO Vídeo de boas vindas:
Primeiro momento: discussão sobre o projeto, esclarecimento de algumas dúvidas; marcar datas para culminância dos projetos em cada cidade
Segundo momento: filme Narradores de Javé
Terceiro momento: comentários sobre o filme: possíveis atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula com este filme
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO TP 3 UNIDADE 11 – TIPOS TEXTUAIS
Seqüências tipológicas: descrição e narração
Seqüências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo
Seqüências tipológicas: o tipo dissertativo
6º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA: 12 e 25/08/09
Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 06
REDENÇÃO DO GURGUÉIA - 06
CRISTINO CASTRO – 09 (MUNICÍPIO – 05)
PALMEIRA – 03
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO Vídeo de boas vindas:
Primeiro momento: discussão sobre o projeto, esclarecimento de algumas dúvidas
Segundo momento TP 3 UNIDADE 11 – TIPOS TEXTUAIS
Seqüências tipológicas: descrição e narração
Seqüências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo
Seqüências tipológicas: o tipo dissertativo
MATERIAIS DISTRIBUÍDOS Papel madeira, pincel, tesoura, figuras, régua
Confecção de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula – baseadas na proposta do GESTAR II Língua Portuguesa – TP3 (Gêneros e Tipos Textuais)
DIFICULDADES Ausência de alguns professores cursistas
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO • Unidade 12 - A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
7º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA:26/08/09 e 01/09/09
Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 06
REDENÇÃO DO GURGUÉIA – 07
CRISTINO CASTRO – 08 (MUNICÍPIO – 05)
PALMEIRA – 03
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO Vídeo de boas vindas:
TP3 UNIDADE 12 - A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
Gêneros textuais e seqüências tipológicas
Seqüências tipológicas em gêneros textuais
A intertextualidade entre gêneros textuais.
MATERIAIS DISTRIBUÍDOS Papel madeira, pincel, tesoura, figuras, régua
Confecção de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula – baseadas na proposta do GESTAR II Língua Portuguesa – TP3 (Gêneros e Tipos Textuais)
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO • TP 1 - LINGUAGEM E CULTURA
8º ENCONTRO
PÓLO BOM JESUS / CRISTINO CASTRO DATA:15 e 16/09/09Nº DE PARTICIPANTES BOM JESUS – 04
REDENÇÃO DO GURGUÉIA – 07
CRISTINO CASTRO – 05 (MUNICÍPIO – 04)
PALMEIRA – 01
SANTA LUZ – 04
CONTEÚDO Vídeo de boas vindas:
TP 1 - LINGUAGEM E CULTURA
Variantes lingüísticas: dialetos e registros
As Inter-relações entre Língua e Cultura
Os dialetos do Português
Os registros do Português
MATERIAIS DISTRIBUÍDOS Papel madeira, pincel, tesoura, figuras, régua
Confecção de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula – baseadas na proposta do GESTAR II Língua Portuguesa – TP3 (Gêneros e Tipos Textuais)
PAUTA E/OU PENDÊNCIAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO • TP 1 - Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.